Dia: Sexta-feira
Cor: Branco leitoso.
Simbolo: Opáxoró
Elementos: Atmosfera e Céu
Domínios: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte
Saudação: Epa Bàbá
OXALÁ é o
detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações
incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e
massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no
AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem
guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ
é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da
limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os
seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e
outras substâncias brancas.
Em África, todos os Orixás relacionados
com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais
importante entre todos eles chama-se Orixalá (Òrìsanlà), ou seja, o
grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei
do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no Brasil e na
Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Orixá
Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã) e Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei
de Egigbó (Oxaguiã), se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao
facto de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a
essência de todas as demais. O branco representa todas as
possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi
contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande
Deus-pai passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás
Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das
suas duas configurações principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este
último, jovem e guerreiro, filho do primeiro mais velho e paciente.
Todas as histórias que relatam a criação
do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá
concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como
todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.
A maior interdição de Oxalá é de facto o
azeite-de-dendê, que jamais deve macular as suas roupas, os seus
objectos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que
Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao poder
genitor feminino.
O Alá representa a própria criação, está
intimamente relacionado com a concepção de cada ser; é a síntese do
poder criador masculino. A sua função primeira já remete ao seu
significado profundo. A acção de cobrir não evoca somente protecção,
zelo, denota a actividade masculina no acto sexual.
No Xirê,
Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de
todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como
Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são
irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos
cobre e protege, o céu.
Características do filho de Oxalufã
O tipo
físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados.
Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à
realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na
amizade. Oxalufã é o poente.
Características do filho de Oxaguiã
O tipo
OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. Normalmente tem boa aparência,
podem ser altos, baixos, forte e magros, pois seu arquetipo não o
traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos, individualistas e
altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta
profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo teem muita
seriedade e não perdoam a Injustiça. Ao mesmo tempo é idealista,
defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhosos, gostam
da boa briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os
seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o
nascente e o dono das manhãs.
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